Corretor de imóveis: Sindicato comemora os 52 anos da profissão

0
455
Pascoal Santiago

Série de eventos movimenta anualmente o setor imobiliário de Minas Gerais em agosto

Pascoal Anselmo Santiago é advogado,  corretor de imóveis e presidente do Sindimóveis-MG
Pascoal Anselmo Santiago é advogado, corretor de imóveis e presidente do Sindimóveis-MG

Com o objetivo de comemorar o dia do corretor de imóveis, 27 de agosto, o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Minas Gerais realiza, nos meses de julho e agosto, o III EMCIM – Encontro Mineiro de Corretores de Imóveis. A comemoração desta data se estende para as cinco delegacias (Montes Claros, Uberaba, Pouso Alegre, Juiz de Fora e Ipatinga) do Sindimóveis/MG no Estado, além de Belo Horizonte, onde se localiza a sede do sindicato. Além do Baile do Corretor, realizado no dia 22 de agosto, na Capital Mineira.

O III EMCIM leva qualificação gratuita para cerca de 2 mil profissionais do mercado imobiliário de Minas. O Baile do Corretor é um momento único para festejar, ao lado de colegas, a Lei 4116 de 1962, que regulamenta a profissão. A Lei impôs o registro profissional no Conselho, o CRECI, que transformou o mercado, selecionando, ao longo do tempo, os profissionais, que hoje são mais qualificados para atender a sociedade com excelência e ética.

Corretor de imóveis, uma profissão democrática, dialética e social. Democrática por agregar novos e velhos, homens e mulheres. Dialética por interagir com várias outras profissões. E, social pelo seu papel como agente da sociedade.

O negócio do corretor são pessoas: as pessoas são o nosso negócio, imóveis é a forma que chegamos até elas. E o negócio do Sindimóveis/MG, desde 1958, são os corretores: viabilizando a profissão, formando, capacitando e cuidando.

O Sindimóveis/MG é mantenedor da Universidade Corporativa do Sindimóveis/MG, responsável por cursos de qualificação e especialização e do Centro de Formação Paulo César de Dias de Souza, responsável pelo curso Técnico em Transações Imobiliárias. Entidades voltadas exclusivamente para a profissionalização do mercado imobiliário.

Minas Gerais possui 16 mil corretores de imóveis ativos, e nestes últimos cinco anos, esses profissionais, vem se destacando na economia do país, visto que o mercado imobiliário representa cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB), tendo fechado 2013 com um crescimento de 2,2%, segundo dados de tal instituição. O financiamento é o fator que mais influi neste setor, em 2013 os financiamentos imobiliários alcançaram R$ 109,2 bilhões, tendo tido um aumento de 32% em relação ao ano anterior.

Parabéns ao corretor de imóveis! O Sindimóveis/MG é a sua casa!

Pascoal Anselmo Santiago é advogado e corretor de imóveis. É presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Minas Gerais e professor do curso de Documentação Imobiliária da Unimóveis/MG. CRECI-14447 / SINDIMÓVEIS-10536. Telefone: (31) 3224-3244. Email:comunicação@sindimoveismg.com.br.