Corretor de imóveis: ele trabalha com o sonho das pessoas

0
428
Corretor de imóveis precisa de planejamento e proatividade na profissão
Corretor de imóveis precisa de planejamento e proatividade na profissão

Atividade de corretor de imóveis alia qualidade de vida e benefícios financeiros, mas demanda planejamento, proatividade e capacitação constante para não perder foco e manter ganhos elevados 

A profissão de corretor de imóveis está entre as 20 que mais permitem equilibrar a vida pessoal e profissional, conforme pesquisa da empresa de consultoria e empregos Glassdoor. Devido a esse fato, a atividade está atraindo cada vez mais pessoas de perfis variados interessadas nesses benefícios, como graduados de áreas diversas, passando por jovens profissionais e até aposentados. Os motivos são muitos, como flexibilidade no horário de trabalho, possibilidade de ganhos financeiros maiores e melhoria na qualidade de vida. Neste 27 de agosto é comemorado o Dia do Corretor de imóveis. Parabéns a esses profissionais.

Corretor de imóveis precisa de planejamento e proatividade na profissão
Corretor de imóveis precisa de planejamento e proatividade na profissão

A corretora da RE/MAX Clas Michele Grugel concorda com o levantamento. “Temos uma flexibilidade maior com relação aos horários e com relação ao tempo por sermos profissionais liberais, mas é uma profissão na qual se exige muito planejamento, proatividade e capacitação constantes”, destaca a profissional que atua na atividade há 1 ano e meio.

Além de planejamento e capacitação, a corretora destaca outras características essenciais para quem pretende seguir nessa profissão. “É necessário ter habilidade de comunicação, para identificar um cliente potencial, e de negociação, bom relacionamento, desenvoltura, conhecimento sobre o mercado imobiliário e sobre a concorrência. Muitas competências podem ser melhoradas a partir dos treinamentos e capacitação, por isso, é importante estar associado a empresas que disponham desse suporte necessário para otimizar e melhorar os serviços prestados pelo corretor”, informa.

Em Minas há cerca de 25 mil corretores de imóveis credenciados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais – CRECI-MG. O advogado e sócio da ADR Imóveis, Alexandre Fadel, está entre eles, atuando há quase 10 anos no mercado imobiliário. Para ele, ser corretor é mais que uma profissão. “É poder intermediar e conciliar interesses, negociando um dos bens mais importantes para o ser humano, que se trata de imóveis, da casa própria, do investimento de elevada soma ou podemos chamar, ainda, de sonho de muitos brasileiros”.

O advogado Alexandre Fadel
O advogado e corretor de imóveis Alexandre Fadel l

Segundo o advogado, no processo de contratação de um profissional para sua imobiliária, sempre é considerado a posse do registro no CRECI, se possui experiência no ramo imobiliário e vocação. “O corretor de imóveis é um profissional que, diferentemente do que dizem, está em escassez no mercado, o que justifica a supervalorização. Por isso, para que a contratação seja efetivada, é fundamental que o profissional tenha atributos exigidos para o exercício da profissão, e o conhecimento é o primeiro deles. Conhecer as características de imóveis, saber diferenciá-los, saber a importância que tem o comprador e o vendedor e, principalmente, saber lidar com esse momento delicado da vida deles, que é a compra e a venda do imóvel. O registro no CRECI é pré-requisito, já que é uma obrigação legal da Lei 6530 por exigir o título de Técnico de Transações Imobiliárias. Fato é que, para um bom profissional, sempre haverá mercado. Não haverá crise na economia que o atingirá para um corretor habilitado perante o CRECI, estudioso da matéria que ele trabalha e conhecedor do mercado”, pontua.