Construir em lote estreito exige cuidados

0
780
É possível construir casas bonitas e funcionais em lotes estreitos através de um bom projeto de arquitetura
Verticalizar a edificação é uma solução para construir em terrenos estreitos

lilianConstruir em lote estreito não é tarefa fácil. Muitas pessoas optam em comprar um lote e dividir ao meio para morar perto da família, objetivando proximidade e, ao mesmo tempo, privacidade.

Projetar uma casa bonita, funcional, bem iluminada e arejada em um lote estreito é uma tarefa mais difícil, porém possível. A limitação do espaço é um desafio e requer certos cuidados.

O primeiro passo é solicitar a Informação Básica para edificações na prefeitura local com o intuito de verificar as informações urbanísticas, como o zoneamento, a classificação viária, os condicionantes ambientais, entre outros. Então, saberemos, por exemplo, os afastamentos mínimos e a altura máxima permitida na divisa.

Verticalizar a edificação é uma solução para terrenos estreitos, sempre respeitando a altimetria estipulada pelo Código de Obras e pela Lei de Uso e Ocupação do Solo.

É importante tirar o máximo proveito da iluminação natural, com grandes panos de vidro, e criar ventilação cruzada, com aberturas em paredes adjacentes, permitindo a renovação do ar e, consequentemente, diminuindo a temperatura interna dos ambientes. Se necessário, vale colocar claraboias de vidro no teto para aumentar a entrada de luz.

Também é preciso reservar uma porcentagem do terreno, de acordo com cada zoneamento, para a área impermeável, ou seja, vegetação natural.

O jardim de inverno, além de trazer o verde para dentro de casa, alusão a um quadro vivo, ainda funciona como fosso de iluminação.

A piscina em raia, colada no muro de divisa, é uma solução para terrenos estreitos
A piscina em raia, colada no muro de divisa, é uma solução para terrenos estreitos

Se o lote tiver profundidade, pode ser criada uma área de lazer com piscina em raia, paralela ao muro de divisa, deck com espreguiçadeiras e área gourmet no fundo do terreno.

Terraço

Caso o terreno não tenha profundidade, uma opção é projetar a área de lazer no terraço da edificação.

Internamente, aposte em cores claras e pé direito alto para aumentar a amplitude
Internamente, aposte em cores claras e pé direito alto para aumentar a amplitude

Internamente, as cores claras refletem a luz e transmitem a sensação de amplitude.

O arquiteto é o profissional mais adequado para avaliar o lote e desenvolver o projeto arquitetônico, propondo soluções para cada situação.

A criatividade do arquiteto, aliada ao seu conhecimento técnico, é capaz de subverter uma planta tradicional, reorganizar ambientes e surpreender até os clientes mais esclarecidos!

Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores.

Trabalha com projetos residenciais e comerciais.

Apresenta a coluna “Arquitetando” toda quinta-feira no programa “Revista BHNews” que começa às 17:30h, com reprise às 21:30h, na BHNEWS TV, canal 09 da NET ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.

lfajardo.arq@gmail.com

www.lilianfajardo.blogspot.com

www.facebook.com/dicasdedecor

@lilianfajardooficial

SHARE
Previous articleAluguel pelo IGP-M sobe 10,66% em 12 meses
Next articleCorretores de imóveis e as comissões nas vendas
Lilian Fajardo
Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores. Trabalha com projetos residenciais e comerciais. Apresenta a coluna Arquitetando toda quinta-feira no programa Revista BHNews que começa às 17:30h, com reprise às 21:30h, na BHNews TV, canal 09 da NET ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.