Construção civil tem aumento de confiança em MG

0
102
O resultado revelou otimismo dos empresários da construção civil, o que não ocorria desde abril deste ano. Foto: Sinduscon-MG/Divulgação
O resultado revelou otimismo dos empresários da construção civil, o que não ocorria desde abril deste ano. Foto: Sinduscon-MG/Divulgação
Confiança dos empresários da construção civil avança pelo terceiro mês seguido

A confiança da construção civil em Minas Gerais, medido pelo  Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG),  avançou pelo terceiro mês seguido e marcou 49,7 pontos em outubro. O indicador aproximou-se da linha divisória de 50 pontos, que separa confiança da falta de confiança, o que significa que a falta de confiança está menos disseminada entre os empresários do setor. 

O índice aumentou 3,3 pontos em relação a setembro (46,4 pontos), mas recuou 3,4 pontos frente a outubro de 2017 (53,1 pontos). Vale ressaltar que o indicador acumula recuo de 1,6 ponto em 2018. O Iceicon nacional avançou 1,3 ponto frente a setembro e registrou 52,1 pontos em outubro.

O Iceicon-MG é resultado da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos. Valores abaixo de 50 pontos indicam percepção de situação pior e expectativa negativa para os próximos seis meses, respectivamente.

Abaixo dos 50 pontos

O índice de condições atuais, que avalia a percepção dos empresários com relação à situação atual dos negócios, caiu 0,2 ponto entre setembro (43,7 pontos) e outubro (43,5 pontos). Esse resultado interrompeu uma sequência de três altas mensais do indicador, que permanece abaixo de 50 pontos desde novembro de 2012. O índice recuou 2,9 pontos na comparação com outubro de 2017 (46,4 pontos) e acumula queda de 2,2 pontos em 2018.

O indicador de expectativas, que sinaliza as perspectivas dos empresários  para os próximos seis meses, aumentou pelo terceiro mês seguido e ultrapassou a linha de 50 pontos, marcando 51,0 pontos em outubro. O resultado revelou otimismo dos empresários da construção civil, o que não ocorria desde abril deste ano. O índice avançou 3,3 pontos em relação a setembro (47,7 pontos), mas recuou 5,3 pontos na comparação com outubro de 2017 (56,3 pontos).

Sobre o Iceicon-MG 

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG) é elaborado pela Gerência de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).