Confiança da construção civil recua em Minas Gerais

0
127
Esta é a primeira vez no ano que o índice de confiança da construção civil recua em Minas Gerais. Foto: pixabay.com
Esta é a primeira vez no ano que o índice de confiança da construção civil recua em Minas Gerais. Foto: pixabay.com
O índice de confiança da construção civil dos empresários mineiros  caiu 4,8 pontos em julho

A confiança da construção civil em Minas Gerais, medida pela pesquisa sobre o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG),  do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), aponta que os empresários do setor estão menos confiantes. Em julho, o estudo registrou 41,5 pontos, um decréscimo de 4,8 pontos em relação a junho, com 46,3 pontos.

O índice que acumulava crescimento de 2,8 pontos entre janeiro e junho de 2017, passou a concentrar recuo de 2,0 pontos no ano, devido a queda apurada na passagem de junho para julho. Porém, em relação a julho de 2016, observa-se aumento de 2,2 pontos.

Na análise de seus componentes, o indicador de condições atuais decresceu 1,6 pontos entre junho (40,1 pontos) e julho (38,5 pontos). Entretanto, o indicador foi 10,0 pontos superior ao de julho do ano passado (28,5 pontos) e acumulou crescimento de 3,3 pontos nos sete primeiros meses de 2017.

Segundo o economista e coordenador do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Daniel Furletti, o empresário precisa de confiança para poder investir. “O decréscimo no Iceicon de Minas foi motivado, especialmente, pelo recuo no indicador de expectativas dos empresários, que apresentou decréscimo de 6,7 pontos em julho, com 43,1 pontos, contra junho com 49,8 pontos”, analisa. Ao situar-se abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa expectativas negativas de positivas, o indicador sinaliza empresários pessimistas em relação à economia no curto prazo. Na comparação com julho de 2016, o índice recuou 1,6 pontos.

 Iceicon-MG

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (ICEICON – MG) é elaborado pela Gerência de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG). As informações solicitadas são de natureza qualitativa e resultam do levantamento direto realizado com base em questionário próprio. A amostra considera os portes das empresas. Os indicadores variam no intervalo de 0 a 100, valores acima de 50 pontos indicam empresários otimistas e/ou confiantes e valores abaixo de 50 pontos indicam empresários pessimistas.