Compra de imóveis: intenção para negócios cai no trimestre

0
342
A intenção de compra de imóveis caiu no 4º trimestre de 2014. A maioria das pessoas acha que os preços estão caros
Número de pessoas que acreditam que os preços irão cair nos próximos 12 meses aumentou e que a compra de imóveis vai ficar mais fácil

O Raio-X FipeZap: Perfil da demanda de imóveis do 4º trimestre de 2014, pesquisa conduzida conjuntamente pelo site ZAP imóveis e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mostra um quadro desafiador para o mercado imobiliário. Diversos indicadores apontam o desaquecimento do setor, como por exemplo a queda no percentual de pessoas que dizem que irão comprar imóveis nos próximos 3 meses. Apenas 48% dos entrevistados responderam ‘sim’ a essa pergunta no quarto trimestre, enquanto no trimestre anterior a taxa de respostas positivas era de 56%.

Um dos motivos para o recuo na intenção de compra de imóveis pode ser a percepção sobre o preço dos imóveis no curto prazo. Entre o terceiro e o quarto trimestres de 2014, a parcela dos respondentes que diz acreditar que o preço dos imóveis irá cair nos próximos 12 meses subiu de 40% para 44%. Essa percepção está ligada ao sentimento dos compradores em relação ao nível atual de preços: mais de 80% acreditam que os preços atuais estão caros ou muito caros.

Além disso, a parcela de investidores do mercado imobiliário caiu novamente ao longo do quarto trimestre, atingindo um total de 40% no acumulado em 12 meses. Essa é a menor participação de investidores da nossa série histórica e já é 5 pontos percentuais mais baixa do que o nível registrado no ápice da série,  em maio de 2014.

O Raio-X FipeZap: Perfil da demanda de imóveis é uma pesquisa realizada a cada 3 meses com usuários do ZAP que manifestaram interesse em entrar em contato com algum anunciante de imóveis durante o trimestre de referência. A pesquisa foi realizada com 1.693 pessoas, entre os dias 12 de janeiro de e 2 de fevereiro deste ano.

Fonte: FipeZap.