Como ter conforto em apartamento com pouco espaço

0
471
A mesa de jantar próximo à parede fez com que o ambiente ganhasse mais espaço

Imprimir ao primeiro imóvel do casal identidade e possibilitar bem-estar é possível. Para isso, é necessário acertar nas escolhas na hora de decorar o apartamento

A máxima “quem casa quer casa” nunca foi tão atual. Principalmente no mês de maio, o preferido por muitos casais para celebrar a sua união. Entre tantas as providências a serem tomadas, uma das mais prazerosas é decorar o lar. No entanto, com apartamentos cada vez menores, a empolgação pode esbarrar no desafio de escolher peças que transformem o imóvel em um verdadeiro lar, aliando conforto, beleza e praticidade.

Escolhas na decoração aumentam o conforto em apartamentos com pouco espaço
A mesa de jantar próximo à parede fez com que o ambiente ganhasse mais espaço

Para quem acha complicada a tarefa de decorar um apartamento com dimensões reduzidas, algumas escolhas, como o posicionamento dos móveis no ambiente, fazem toda a diferença, como indica a designer de interiores Fabiana Visacro. “Na sala, por exemplo, a mesa ocupa um espaço um pouco maior devido à necessidade de afastar as cadeiras para a circulação das pessoas. Mas quando colocada próximo da parede, consegue-se ganhar um pouco mais de espaço”, orienta.

A escolha dos materiais de revestimento também pode fazer toda a diferença quando o assunto é ampliar os ambientes. “Nos armários dos quartos, é bem interessante que se opte por portas de correr espelhadas ou com algum outro material reflexivo. O mesmo vale para a cozinha”, diz Fabiana Visacro.

Uma boa opção é utilizar recursos que dão cor aos ambientes
Uma boa opção é utilizar recursos que dão cor aos ambientes

No entanto, a designer de interiores Analu Guimarães ressalta que o investimento em marcenaria fixa deve ser medido se houver a possibilidade de mudança. “Mas mesmo que o casal pretenda se mudar, investir em bons eletrodomésticos para a cozinha e num bom colchão é fundamental.”

Quanto à escolha das cores, Analu aconselha: “Não tenha medo delas! Pintar o apartamento, trocar o papel de parede ou colocar adesivos decorativos é, de qualquer forma, algo efêmero. Portanto, não poupe estilo e personalidade nesse quesito para dar ao seu primeiro imóvel a sua cara!”

Leia mais sobre decoração de apartamentos.