Como fazer a reforma de banheiro corretamente

0
2068

A reforma de banheiro parece simples, mas não é. O espaço e as necessidades da família precisam ser analisados. Um bom planejamento é fundamental. E, para isso, é necessária a contratação de um lilianarquiteto.

Se o imóvel é antigo e a tubulação em ferro galvanizado está deteriorada, comece por substituí-la por uma tubulação em PVC.

Em lavabos e toucadores, que não têm o vapor do chuveiro, as paredes podem ser revestidas com papel de parede ou tecido. E o espelho até o teto ajuda a alongar o pé direito (altura do piso ao teto) do ambiente.

As cerâmicas retificadas são mais indicadas que as comuns, pois sua regularidade garante um rejunte menor e um acabamento melhor, além do material ser mais durável. E podem ser assentadas na vertical ou na horizontal, de acordo com cada projeto.

Banho do casal premiado em Milão, na Itália, pela sua tecnologia e inovação
Banho do casal premiado em Milão, na Itália, pela sua tecnologia e inovação

Existe uma gama de opções para o acabamento das bancadas, como o mármore, o granito, o porcelanato, o vidro, o silestone, o limestone, o concreto ou o corian. A tendência é a bancada com cuba esculpida e válvula oculta.

A vantagem da bancada com cuba esculpida, ou cuba moldada, é que dispensa o uso da louça tradicional e pode ser feita em qualquer dimensão.

Lavabo com bancada e cuba esculpida em mármore
Lavabo com bancada e cuba esculpida em mármore

Para casais que tenham um banheiro espaçoso, uma sugestão é a cuba dupla esculpida, sem divisão central.

No caso das bancadas em mármore ou limestone, é aconselhável selar a pedra com hidrofugante antes do assentamento para evitar eventuais manchas por produtos ácidos.

As torneiras de parede estão em voga e podem ser fixadas em uma rodopia mais alta ou no próprio espelho. No caso do lavabo ou banho pequeno, que não permite a instalação de uma bancada, pode ser usada a cuba suspensa.

Cuba suspensa fixada no espelho é uma alternativa para a reforma de banheiro
Cuba suspensa fixada no espelho é uma alternativa para a reforma de banheiro

Uma ótima dica é criar um nicho na parede interna do box para acomodar o shampoo, o condicionador e os outros cosméticos. Além do aproveitamento de espaço, evita o gasto com aramados e o inconveniente de esbarrar nos acessórios e jogar tudo no chão.

Outra sugestão é substituir os antigos ralos do box, circulares ou quadrados, por grelhas lineares em aço inox. A vantagem é o melhor acabamento, já que dispensa recortes e emendas no piso, e a total vazão da água, pois o próprio ralo possui um desnível na calha que evita o empoçamento. Na verdade, não é somente um ralo, mas um elemento que confere beleza e funcionalidade ao projeto.

Nicho no box e grelha linear proporcionam maior praticidade
Nicho no box e grelha linear proporcionam maior praticidade

A iluminação é essencial, principalmente na bancada. O ideal são, pelo menos, dois fachos de luz para facilitar na hora de maquiar e barbear, direcionados em cada face do rosto.

O mobiliário também é importante. Opte por armários suspensos do piso ou com rodízio para facilitar a limpeza do banheiro. Se tiver nichos, pode colocar cestas com toalhas de rosto enroladas ou rolos de papéis higiênicos coloridos. Para a estrutura dos móveis, prefira o MDF ao invés do aglomerado que incha em contato com umidade. E evite o uso da laca nos banhos, pois podem manchar em contato com tinta de cabelo, por exemplo.

No mais, é só abusar da criatividade!

Todos os banheiros mostrados neste artigo são projetos feitos por mim.

Leia mais sobre decoração de banheiros.

Lilian Fajardo é arquiteta e designer de interiores, trabalha com projetos residenciais e comerciais.

Apresenta a coluna “Arquitetando” toda quinta-feira às 17:45h, no último bloco do programa “Revista BHNews”, com reprise às 22:00h, na BHNEWS TV, canal 09 (NET), canal 29 (UHF) ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.

(31) 3227-8647 / 9968-8647

lfajardo.arq@gmail.com

www.lilianfajardo.blogspot.com.br

www.facebook.com/lilianfajardoarquitetura