Como desfrutar melhor de apartamento de cobertura

0
2040

Em tempos de imóveis cada vez mais compactos, a busca por apartamento de cobertura e áreas privativas – onde o morador ganha um espaço precioso – é cada vez maior.

Estela-NettoA aquisição desse tipo de imóvel pode custar, em se tratando de unidade no térreo, até 20% mais caro se comparado ao apartamento-tipo. No caso de cobertura, esse custo pode ser de 50%, até mais. Além disso, o condomínio para quem tem esse tipo de imóvel também é mais caro.

Diante disso, é fácil concluir que os moradores que tenham cobertura ou área privativa desfrutem dela ao máximo. Mas na realidade, isso é bem diferente!

Constantemente, eu recebo em meu escritório clientes que tem essas áreas subutilizadas. São espaços que foram decisivos para a escolha de determinado imóvel, mas – por não terem sido pensados junto com o restante da casa e também para atender as necessidades dos moradores – se tornam algo inútil, ou pior, um ambiente para se guardar entulhos.

Ainda bem que isso pode ser facilmente resolvido com um bom projeto arquitetônico. Ao ouvir as demandas dos clientes, a área de lazer ou cobertura pode ser transformada nos mais diversos ambientes.

Criar um espaço para relaxamento no apartamento de cobertura é uma das inúmeras opções que se pode fazer para se desfrutar do local. Fotos: Daniel Mansur
Criar um espaço para relaxamento no apartamento de cobertura é uma das inúmeras opções que se pode fazer para se desfrutar do local. Fotos: Daniel Mansur

Em se tratando de apartamento de cobertura, o espaço gourmet ainda é o mais solicitado. Para esse tipo de ambiente é sempre bom pensar em criar uma área coberta (coisa que normalmente as pessoas se esquecem) para que esse local possa ser desfrutado inclusive em períodos chuvosos. Uma grande mesa ou bancada com cadeiras confortáveis também é algo extremamente necessário para incentivar o uso do espaço.

Apartamento com área privativa, por ser um espaço no térreo, acaba dando uma sensação prazerosa de se morar em casa. Nesse espaço, os moradores podem montar jardins, criar animais, fazer um pequeno playground, ter uma piscina ou spa. As possibilidades que nós arquitetos podemos oferecer aos clientes são infinitas e quem vai determinar isso são sempre os moradores.
O importante é criar um espaço que esteja em sintonia com os desejos e demandas dos proprietários. Aquilo que vai fazer com que eles subam a escada (no caso da cobertura) com prazer ou que desperte o interesse de desfrutar da sua área privativa com frequência.

Leia mais sobre cobertura. 

Espaço gourmet coberto, com bancada e mesas confortáveis para abrigar amigos e familiares é sempre um bom motivo para desfrutar melhor do espaço
Espaço gourmet coberto, com bancada e mesas confortáveis para abrigar amigos e familiares é sempre um bom motivo para desfrutar melhor do espaço

Estela Netto é arquiteta formada pela PUC Minas, especialista em História da Cultura e da Arte. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais.
Estela Netto Arquitetura & Design
Av. Bandeirantes, 442 / 2º andar, Mangabeiras
(31) 3264-6427
www.estelanetto.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/estela.nettoarquitetura.