Como decorar a casa para a primavera que chega

0
459
Sala de jantar criada por Laura Santos é um dos elementos para alegrar a casa na Primavera
Sala de jantar criada por Laura Santos é um dos elementos para alegrar a casa na Primavera

O calendário avisa: no dia 23 de setembro começa a primavera. A estação mais colorida do ano é sempre um convite para dar uma repaginada no visual da casa e começar a preparar a morada para o fim do ano. “A estação das flores deve trazer alegria para todos os ambientes. Com o final das épocas frias e cinzentas, a chegada da primavera tende a alegrar todos os ambientes da casa, seja ele interno ou externo”, incentiva a arquiteta Flávia Soares.

A arquiteta dá algumas dicas para dar à casa a cara da primavera: “É interessante dar uma atenção especial para o living e às áreas externas, locais da casa onde poderá reunir as visitas. Uma ideia simples é investir em novas almofadas, adesivos, flores para as mesas de centro ou mesa lateral. Fibras e madeira são recomendadas já que, por serem naturais, têm a cara da estação”

As designers de interiores Laura Santos e Fabiana Visacro concordam com a arquiteta e ressaltam outras dicas: “Naturais, artificiais ou em estampas, as flores podem estar em qualquer lugar da casa. Nessa época, são permitidas, inclusive, as flores nas estampas de almofadas, roupas de cama, mesa e banho. As estampas também podem aparecer em cúpulas de abajures, jogos de jantar e aonde mais a criatividade chegar”.

Naturais, artificiais ou em estampas, as flores podem estar em qualquer lugar da casa
Naturais, artificiais ou em estampas, as flores podem estar em qualquer lugar da casa

Além das flores, as cores também são um elemento fundamental quando a intenção é criar um clima primaveril. “Existem várias formas de dar cara nova aos espaços mudando detalhes, como a cor de uma parede ou aplicando acessórios coloridos”, sugerem Laura e Fabiana.

As profissionais ainda orientam sobre como escolher as cores ideais. “O ideal para receber a primavera em casa é usar tons que remetam às cores e à luminosidade da estação. Cores vivas e alegres enchem a casa de sensações e clima de bem-estar”.

Misturar cores na primavera

Combinar cores que remetem à primavera é bastante simples. Basta observar a natureza por meio de plantas, flores e pássaros. Vale misturar cores como o vermelho, o rosa e o laranja salpicados com amarelo e verde. O azul turquesa cai muito bem se aliado ao violeta e agregam valores incomparáveis como a sensação de alegria, de disposição e de bem-estar”, afirmam Laura e Fabiana. Ainda segundo as designers, para não errar na escolha, é só fugir dos tons sóbrios e austeros.

“Uma modificação na decoração sempre altera a energia do ambiente. Deixando-o mais vibrante. Use sua criatividade e espante o ar pesado e gelado da última estação utilizando muitas flores e objetos novos para receber a primavera”, arremata Flávia Soares.