Como comprar terreno ideal para construir

0
634

Para quem sonha em construir sua casa, o primeiro e mais importante passo é  comprar terreno ideal. O lote vai definir a tipologia da construção e é aconselhável que o cliente já tenha um arquiteto liliancontratado para auxiliar nesta fase.

Depois que estiver definida a localização, é imprescindível analisar a topografia do terreno, observar se o lote é plano, em declive ou aclive.

O lote plano é um dos melhores terrenos para construir, visando uma economia na fase de fundação.

O lote em declive, com a caída para o fundo do terreno, permite um projeto arquitetônico diferenciado, principalmente se houver uma bela vista ou um pôr-do-sol.

Já o lote em aclive é mais complicado, pois o gasto com tubulões e muros de arrimo possivelmente é grande, mesmo se a edificação estiver projetada para estar escalonada no terreno.

Os terrenos considerados “pechincha” podem cair no velho ditado: “O barato que sai caro”. Houve um caso assim, um lote em aclive, com inclinação acentuada, adquirido no bairro Mangabeiras, por um preço módico. O projeto arquitetônico foi feito e, na fase estrutural, a fundação ficou absurdamente cara. Infelizmente (ou felizmente), foi colocado à venda novamente, pois a obra se tornou inviável.

Evite lotes com muitos ângulos, pois limita a área construtiva. O lote deve apresentar as demarcações definidas em campo para evitar que um vizinho invada o espaço do outro durante a construção.

Para construir em uma área, o loteamento precisa estar aprovado na prefeitura local.

A qualidade do solo é outra questão e, antes de construir, é aconselhável fazer a sondagem do terreno para prever a melhor fundação. Evite regiões alagadas, solos aterrados ou que possuem galeria de águas pluviais. Veja se no terreno não há área de preservação ambiental, pois é proibido construir nestas áreas.

É bom verificar onde passa o lençol freático e se existe nascente de água próxima à região. Se não houver rede de esgoto será necessário construir uma fossa séptica.

Outro item que deve ser levado em consideração é a insolação e o regime de ventos. A melhor insolação é o leste e o norte e é para onde devem estar voltados os quartos e áreas de maior permanência. Para a insolação oeste, é melhor que estejam localizados os banhos e áreas de menor permanência. A corrente de ar, considerando os ventos predominantes da região, é importante, principalmente se uma ventilação cruzada, com aberturas em paredes opostas, for planejada.

Porém, antes de comprar o terreno, é imprescindível retirar as “Informações Básicas para Edificações” na prefeitura do município para verificar se este lote é passível de ser construído, se há previsão de alargamento da rua, desapropriação, algum projeto viário prioritário, área reservada para operações urbanas e tantas outras informações que são importantes para que o sonho da construção não vire um grande pesadelo.

É importante avaliar vários quesitos, com critério, antes de comprar um terreno
É importante avaliar vários quesitos, com critério, antes de comprar terreno

Então, lote escolhido, documentação conferida e registrada em cartório, é hora de fazer o levantamento planialtimétrico do terreno e iniciar o projeto arquitetônico para, depois, concretizar o que está no papel, a realização de um desejo.

Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores.

Trabalha com projetos residenciais e comerciais.

Apresenta a coluna “Arquitetando” toda quinta-feira às 18:00h, no último bloco do programa “Revista BHNews”, com reprise às 22:00h, na BHNEWS TV, canal 09 (NET), canal 29 (UHF) ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.

(31) 3227-8647 / 9968-8647

lfajardo.arq@gmail.com

www.lilianfajardo.blogspot.com.br

www.facebook.com/lilianfajardoarquitetura.

SHARE
Artigo anteriorPreço de aluguel tem queda de 3% em 2015
Próximo artigoJuros imobiliários da Caixa sobem pela 2ª vez
Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores. Trabalha com projetos residenciais e comerciais. Apresenta a coluna Arquitetando toda quinta-feira no programa Revista BHNews que começa às 17:30h, com reprise às 21:30h, na BHNews TV, canal 09 da NET ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.