Cinza em vários tons é a cor do momento

0
398
Neste projeto da arquiteta Carmen Calixto, o tom cinza está presente na sala Foto: Henrique Queiroga ​
Do quarto de bebê a sala de estar, a cor cinza vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos, sendo considerada “o novo branco”

A cor cinza é um dos hits da decoração atual. Além de sua neutralidade, a tonalidade também é associada à elegância e à sofisticação. Segundo a arquiteta e designer de interiores Carmen Calixto, por ser uma cor neutra, o cinza combina com todas as demais cores e, por este motivo, se tornou um coringa na arquitetura de interiores. “O cinza serve de fundo para as mais diversas combinações. Todos os ambientes ficam bons com essa tonalidade, desde um quarto de bebê até um projeto mais arrojado”, afirma. 

Neste projeto da arquiteta Carmen Calixto, o tom cinza está presente na sala e banheiro proporcionando aos espaços um toque extra de contemporaneidade. Foto: Henrique Queiroga ​
Neste projeto da arquiteta Carmen Calixto, o tom cinza está presente na sala e banheiro proporcionando aos espaços um toque extra de contemporaneidade. Foto: Henrique Queiroga

A designer de interiores Linda Martins ressalta que o cinza é muito bem aceito em decorações frias ou quentes e traz sofisticação ao espaço, como destacou em um de seus projetos, um quartinho de bebê. “O cinza é uma cor neutra que pode ser combinado com vários outros tons, sem ser monótono. Sua suavidade e seu toque moderno foram escolhidos para transmitir tranquilidade. E seu grande destaque é a variedade tons, o que traz várias possibilidades e aconchego ao ambiente final”, exalta.

Neste projeto, o papel floral cinza metalizado faz um contraponto moderno a decoração clássica. Foto: Gustavo Xavier
Neste projeto, o papel floral cinza metalizado faz um contraponto moderno a decoração clássica. Foto: Gustavo Xavier
Móveis maiores

Carmen Calixto cita exemplos onde o cinza pode ser utilizado na decoração e dá dicas de como adequá-lo dentro do ambiente: “Costumo usar o tom cinza nas paredes e móveis maiores, como sofás e mesas de jantar. Ele é uma cor bonita que não é enjoativa. Além disso, esse tom permite que façamos as mais diversas combinações de cores nos adornos, almofadas e quadros, por exemplo”, pontua.

Linda Martins também aposta no cinza como grande aliado para compor os mais diversos ambientes e em variados pontos da decoração, proporcionando charme e beleza ao projeto. “Vai depender da proposta do ambiente, mas podemos manter uma base toda fria e trabalhar com adornos em cores quentes, criando pontos de luz ou, até mesmo, trabalhar as paredes em tons de cinza e os móveis coloridos como destaque. De qualquer forma o cinza harmoniza com qualquer proposta contemporânea e realça as outras cores usadas na decoração”, encerra.