Casa e diversão ajudam a fugir da crise

0
276
Nesta casa, a designer Rosane Guedes disponibilizou uma mesa de sinuca, uma mesa redonda de jogos e um espaço confortável para que a família possa assistir filmes. Foto: Rafael Carrieri
Nesta casa, a designer Rosane Guedes disponibilizou uma mesa de sinuca, uma mesa redonda de jogos e um espaço confortável para que a família possa assistir filmes. Foto: Rafael Carrieri
Especialistas dão dicas para criar espaços de confraternização e lazer em casa e aproveitar ainda mais os momentos com amigos e familiares 

A casa pode ser aliada em momentos de crise econômica. Segundo uma pesquisa do Grupo Revenda, 88,9% dos consumidores brasileiros estão passando mais tempo dentro de casa para se livrar dos altos preços das saídas nos finais de semana. Mas, ficar em casa não tem que ser sinônimo de tédio e, por isso, profissionais do décor dão dicas valiosas para tornar a própria casa em um ambiente de diversão.

A designer de interiores Rosane Guedes ratifica que é grande a busca por ambientes propícios para o entretenimento. “Para se criar esse tipo de espaço é preciso que se identifique os gostos de cada um dos membros da família e que se atenda essas preferências, com espaços específicos e que se harmonizem entre si. Dependendo do espaço disponível e do perfil da família, muitas ideias podem ser desenvolvidas. A cozinha, por exemplo, que antes era um espaço de solidão para a cozinheira, hoje pode dar lugar a um ambiente onde a família conviva em torno do prazer da culinária por meio de grandes mesas ou bancadas”, indica.

Outra ideia sugerida por Rosane é a criação de ambientes com mesas para jogos de cartas ou mesmo um espaço para montagem de quebra-cabeças, por exemplo, que não requer muito espaço. “Ou ainda espaços dedicados a jogos de vídeo game ou de computador, que também não demandam uma área muito grande e permite que se crie, com uma bancada e um sofá confortável, um ambiente propício para este tipo de diversão. Já em um espaço maior, uma mesa de sinuca ou de totó são, também, excelentes opções para reunir a família”, enumera a designer.

Projeto da designer Laura Santos, a mesa tem dois lados. Dessa forma, quando os moradores quiserem jogar, basta virar o tampo. Ao fundo, um minibar foi criado. Foto: Osvaldo Castro
Projeto da designer Laura Santos, a mesa tem dois lados. Dessa forma, quando os moradores quiserem jogar, basta virar o tampo. Ao fundo, um minibar foi criado. Foto: Osvaldo Castro
Recursos

A designer de ambientes Laura Santos também aposta em diversos recursos para criar um espaço de entretenimento doméstico. “Quando a pessoa tem uma varanda ou até mesmo uma boa sala ela pode reservar um espaço para colocar um minibar ou uma mesa de jogos. Se tiver mais espaço, podemos fazer um espaço gourmet com churrasqueira e uma adega. Esses elementos ajudam a criar um ambiente de divertimento e descontração para relaxar em casa. Uma minicozinha gourmet na varanda para tomar um café da manhã ou receber os amigos também é uma ótima ideia”, ressalta.

Laura indica  também colocar, em uma sala, uma TV para passar DVD´s musicais, o que alegra o ambiente. Outra ideia da profissional é apostar em mesas multifuncionais. “Existem mesas versáteis que a gente pode usar o tampo para jogos e para baralho. Já fiz projetos de ambientes com jardins verticais e com mesas de demolição para que as pessoas pudessem, ali, fazer um lanche, conversar, jogar, receber os amigos. Já executei também um ambiente com uma sala com mesa de jogos funcional, que tinha um tampo de madeira e um tampo verde almofadado para jogar, além de um minibar e espaços com adegas”, conta.

Diversão familiar

Rosane Guedes também descreve sobre um projeto que fez, voltado para a diversão familiar, de acordo com os gostos de cada um. “Uma grande sala foi projetada de forma a contemplar os gostos dos membros da família. Um home theater confortável foi montado no centro da sala e, atrás do sofá, foi instalada uma bancada para leitura. Em paralelo, o sistema de som ambiente permite que se ouça música em outras regiões da sala, sem prejuízo do que se está assistindo na televisão. Foi criado um ambiente de bar, com bancadas altas, junto a uma adega de vinhos, uma mesa para refeições e também para jogos e montagem de quebra-cabeças, em um canto da sala. E há ainda uma grande mesa de sinuca que reúne a família em animadas partidas”, detalha.

As crianças também merecem seus espaços de diversão em casa. Para entreter os pequenos, a decoradora Maria Cristina Bahia, proprietária da loja Villa Maria, dá as dicas. “É preciso pensar em cores e peças lúdicas para atrair as crianças, com móveis práticos e confortáveis para que elas se sintam envolvidas no contexto do ambiente e terem prazer em ficar naquele espaço. Boas pedidas para entretê-las são baús de brinquedo, estantes, quadros para desenhar e revisteiros, por exemplo. Minicadeiras e minimesas, do tamanho delas e bem coloridas, são ótimas para compor o ambiente e elas adoram”, indica. 

casa-3

Diversos móveis também fazem a diversão da criançada em casa. Foto: Juliana Buli
Diversos móveis também fazem a diversão da criançada em casa. Foto: Juliana Buli

Laura Santos encerra com uma boa dica para estes espaços de diversão: “A iluminação! É importante ter uma iluminação bem legal, utilizando pendentes e iluminação focada, para ressaltar o cenário e deixar o ambiente mais acolhedor e intimista, propício para os encontros de lazer”, finaliza.