Cama-sofá: a versatilidade no quarto

0
700
A cama-sofá foi criada como solução para aproveitar melhor as dimensões dos quartos contemporâneos. Foto: Juliana Buli
A demanda atual é por recursos que facilitem o dia a dia sem abrir mão do conforto e da beleza. Nos quartos, a solução para suprir essa necessidade é a cama-sofá

Cama-sofá ou sofá-cama? Apesar da semelhança dos termos, esses dois móveis são bem diferentes. O sofá-cama, que já foi hit nas salas, é um sofá que pode fazer às vezes de cama. É um móvel tipicamente do ambiente de estar ou TV. Já a cama-sofá, é uma cama que pode funcionar como um sofá. Trata-se de um mobiliário moderno e muito funcional que tem feito sucesso nos dormitórios.

Neste projeto da designer Analu Guimarães, a cama encostada lateralmente atrás do móvel e as inúmeras almofadas dão a cama a impressão de sofá. Foto: Fábio Cansado
Neste projeto da designer Analu Guimarães, a cama encostada lateralmente atrás do móvel e as inúmeras almofadas dão a cama a impressão de sofá. Foto: Fábio Cansado

A designer e artista plástica Analu Guimarães explica melhor a função desse mobiliário: “A cama-sofá é, na verdade, uma cama box padrão em uma disposição diferente da convencional. Elas são usadas encostadas na lateral de uma parede, de um móvel ou painel. Almofadas dispostas ao longo da cama criam ainda mais essa impressão de sofá”.

A decoradora Maria Cristina Bahia conta por que hoje é grande a demanda por esse tipo de móvel: “Os espaços estão cada vez menores, por isso, é importante pensar como melhor aproveitá-los, tornando-os versáteis e multiuso. A cama-sofá vem com esse intuito de exercer uma dupla função. Assim, dá para utilizar bem cada metragem do quarto sem perder o conforto”.

Contemporaneidade

Além de muita praticidade e conforto, a cama-sofá agrega contemporaneidade aos projetos, propiciando um décor mais ousado e até lúdico. “Em um dos ambientes o personagem Batman, um herói da garotada, foi usado como tema da decoração do quarto infantil. Como o espaço era reduzido, foi especificada para o ambiente a cama-sofá para aumentar a área de circulação. O resultado foi um ambiente harmônico, encantador e funcional”, salienta Maria Cristina.

A designer Analu também optou por esse recurso em um de seus projetos. “Quis favorecer a circulação ao redor da cama e criar uma nova atmosfera no ambiente. Mantive a cama de casal, porém, virada com uma cama-sofá. Assim, resolvi todas as questões funcionais e estéticas do espaço”, destaca a designer.

Quem gostou dessa opção para o quarto deve contar com a ajuda de um profissional qualificado para aproveitar melhor todos os benefícios desse móvel.

Veja mais sobre decoração de quartos.