Cadeiras e poltronas que valem a pena ter em casa

0
1784

Na hora de escolher os móveis, muitas pessoas ficam em dúvida sobre quais cadeiras e poltronas escolher, já que o mercado oferece inúmeras opções. Cada cadeira conta a sua história e reflete a maneira com que o mundo vivenciava o design. Algumas clássicas, outras modernas como obras de arte, mas todas atemporais.

lilianTer um móvel em casa assinado por grandes nomes do design eleva o objeto de sua simples função para uma escultura valiosa. Então, a pedido de uma internauta do Portal emorar, apresento 12 peças que foram selecionadas como ícones do design mundial.

Poltrona Barcelona – Mies Van Der Rohe

Mies Van Der Rohe foi um dos pioneiros no desenho de móveis com estrutura em aço tubular, permitindo a produção em escala industrial, um dos preceitos da Bauhaus, escola de design e arquitetura de vanguarda na Alemanha. E a poltrona Barcelona faz parte de um projeto completo de design, composto por banco, couch, recamier, entre outros.

Poltrona Barcelona
Poltrona Barcelona

Cadeira Wassily – Marcel Breuer

Esta cadeira foi projetada em 1925 e também revolucionou o mercado do design por ter sido feita em aço tubular. O pintor Wassily Kandinsky, na época professor da Bauhaus, foi homenageado com o primeiro protótipo. É uma cadeira com muita identidade, parcialmente inspirada no guidão de uma bicicleta.

Cadeira Wassily
Cadeira Wassily

Poltrona – Charles Eames e Ray Eames

O casal foi uma referência no design americano pós guerra e batalhou para diminuir o custo de produção do mobiliário, democratizando as peças para que todos tivessem acesso. Uma de suas obras mais marcantes é a poltrona Charles Eames, juntamente com a banqueta de apoio para os pés.

Poltrona Charles Eames
Poltrona Charles Eames

Chaise Longue – Le Corbuisier

Projetada em 1928 por um dos maiores arquitetos modernistas da época, esta chaise longue foi apelidada de “máquina do relaxamento”, pois espelha as curvas naturais do corpo humano. A estrutura móvel possibilita vários ângulos de assento.

Chaise Longue Le Corbuisier
Chaise Longue Le Corbuisier

Chaise Longue – Oscar Niemeyer

A cadeira de balanço curva, em madeira ebanizada e palha natural, foi criada na década de 1970 pelo consagrado arquiteto Oscar Niemeyer. É a possibilidade da nova forma aliada à simplicidade do sistema construtivo.

Chaise Longue Oscar Niemeyer
Chaise Longue Oscar Niemeyer

Poltrona Mole – Sérgio Rodrigues

Criada na década de 1950, por um brasileiro, a ideia era que a poltrona não fosse cama nem sofá, obviamente, mas que fosse extremamente confortável. Original e representativa, a poltrona Mole, também conhecida como Sheriff, ganhou o Concurso Internacional do Móvel, na Itália, em 1961.

Poltrona Mole
Poltrona Mole

Poltrona Vermelha – Irmãos Campana

Humberto e Fernando, conhecidos como Irmãos Campana, são brasileiros reconhecidos internacionalmente por suas peças artísticas que discutem elementos do cotidiano. A poltrona vermelha mescla técnicas industriais e manuais, ressaltando o artesanato, com 450 metros de corda trançada que funciona como estrutura e estofamento.

Poltrona Vermelha
Poltrona Vermelha

Ball Chair ou Bubble Chair – Eero Aarnio

Projetada pelo finlandês Eero Aarnio, na década de 1960, para sua própria residência, o designer pensou em uma poltrona acolhedora e que preenchesse o espaço. Está disponível em várias cores, feita em fibra de vidro com estofado em lã. Sua base giratória permite uma maior mobilidade e sua ergonomia projeta uma atmosfera acolhedora.

Versão repaginada da Bubble Chair Eero Aarnio
Versão repaginada da Bubble Chair Eero Aarnio
Bubble Chair Eero Aarnio
Bubble Chair Eero Aarnio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bergère estilo Luis XV

O estilo francês Luis XV possui uma estética própria, pois assimila, simultaneamente, duas características distintas, o rococó e o neoclassicismo. Uma das tipologias da época é a bergère, uma espécie de cadeira com apoio lateral, em dourado. Inspiradas neste ícone de época surgiram releituras contemporâneas

Bergère Luis XV e sua releitura, mais atual (ao lado)
Bergère Luis XV e sua releitura, mais atual (ao lado)

 

Releitura da Bergère Luís XV
Releitura da Bergère Luís XV

 

 

 

 

 

 

 

 

Cadeira Bertóia e Poltrona Diamante – Harry Bertóia

Tanto a cadeira Bertóia quanto a poltrona Diamante foram desenhadas por Harry na década de 1950, e passaram a ser uma referência de design por valorizar a flexibilidade do metal que se adapta à forma corporal.  

Cadeira Bertóia e poltrona Diamante
Cadeira Bertóia e poltrona Diamante

Cadeira Tulipa ou Saarinen – Eero Saarinen

O arquiteto finlandês desenvolveu inúmeros móveis modernos e, por diversas vezes, foi premiado no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque). Na década de 1950, criou a cadeira Tulipa, muito conhecida por Saarinen, que tem a forma orgânica de uma flor.

Cadeira Tulipa ou Saarinen
Cadeira Tulipa ou Saarinen

Cadeira Panton – Verner Panton

A Panton é a cadeira do século XX, um ícone da pop arte. Foi a primeira cadeira fabricada com uma única peça de plástico moldado (fibra de vidro), tendo acabamento liso dos dois lados. Verner abusou de cores fortes e linhas sinuosas, trazendo humor para os objetos. Não deixa de ser uma moderna escultura.

Cadeira Panton
Cadeira Panton

Na hora de comprar uma cadeira, verifique não só o design e conforto, mas os materiais de fabricação. O aço inox é sempre melhor que o cromado, assim como o couro natural é mais duradouro que o couro sintético.

Sentar é um ato que também promove a apropriação do espaço. E a cadeira vai ser sempre um alvo de desejo, pois é um objeto simples com várias possibilidades, apresentando desafios práticos de sustentação.

Inspirem-se!

Lilian Fajardo é arquiteta e designer de interiores, trabalha com projetos residenciais e comerciais.

Apresenta a coluna “Arquitetando” toda quinta-feira às 17:45h, no último bloco do programa “Revista BHNews”, com reprise às 21:30h, na BHNEWS TV, canal 09 (NET), canal 29 (UHF) ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.

(31) 3227-8647 / 9968-8647.

lfajardo.arq@gmail.com

www.lilianfajardo.blogspot.com.br

www.facebook.com/lilianfajardoarquitetura