Betão e seu uso no Décor atual

0
0
O concreto aparente, o Betão, remete à decoração industrial que surgiu através dos lofts de Nova York

O concreto, também conhecido como betão, é o material mais utilizado na construção civil. E como ele veio parar no décor?

De um tempo para cá, o cinza se tornou a cor mais utilizada na decoração, desbancando, até mesmo, o branco. E, acompanhando esta tendência, surgiu o concreto aparente!

O concreto aparente remete à decoração industrial que surgiu através dos lofts de Nova York, onde antigas fábricas e galpões eram transformados em residências, com ambientes integrados e tubulações aparentes.

Este conceito passou a ser cosmopolita, sem abrir mão do conforto e da tecnologia. A arquitetura industrial, ou brutalista, passou a ser um sonho de consumo e o visual inacabado dos revestimentos, seja na versão original ou em reproduções, muitas vezes perfeita, passou a ser utilizado em todos os ambientes da casa.

Mesmo sem maquiagem, o concreto aparente garante elegância ao projeto
Mesmo sem maquiagem, o concreto aparente garante elegância ao projeto

O concreto é o símbolo da arquitetura contemporânea e existem várias formas de conseguir este acabamento em uma parede, viga ou pilar.

Fôrma metálica

O modo tradicional pode ser feito com fôrmas em compensado de madeira, que deixa algumas marcas no concreto, ou compensado plastificado, que proporciona um acabamento mais uniforme. A fôrma metálica é uma opção para aqueles que preferem o acabamento extremamente liso.

A utilização do sarrafo de madeira na função de fôrma resulta em uma superfície mais texturizada, porém é mais oneroso, já que exige fôrma dupla.

Para um acabamento texturizado, pode ser feito o jateamento de água em alta pressão sobre o concreto em estado fresco ou borrifar ácido clorídrico sobre o concreto endurecido e úmido.

Em uma superfície já pronta, a solução é uma técnica de pintura que remete ao concreto aparente.

O concreto é democrático e, cada vez mais, vem ganhando força no universo do design
O concreto é democrático e, cada vez mais, vem ganhando força no universo do design

A aparência de concreto pode ser, facilmente, combinada com outros tipos de materiais, como o vidro, a madeira, o tijolo.

O concreto é reproduzido em texturas, papéis de parede, porcelanatos, entre outros. E, quanto mais a aparência ficar imperfeita, mais despojado é o efeito.

A versatilidade do concreto é destaque, pois não é só em paredes que podemos observar este acabamento, mas em luminárias, bancadas, painéis, pisos, escadas, fachadas!

Até mesmo móveis e acabamentos de armários podem ter a aparência do betão.

O concreto pode assumir várias versões e, sendo uma tonalidade neutra, combina tanto com outras cores básicas quanto com cores vibrantes.

Por tudo isso, a plasticidade e o aspecto do concreto voltaram a conquistar os profissionais da área e aqueles que desejam dar ares hodiernos à casa!

Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores.

Trabalha com projetos residenciais e comerciais.

lfajardo.arq@gmail.com

www.lilianfajardo.blogspot.com

www.facebook.com/dicasdedecor

@lilianfajardooficial