Azulejos fora de linha são opções para reforma

1
1941
Francisco Cemitério Azulejos

Quem já precisou fazer uma reforma de urgência, quebrar pisos e azulejos, e na hora de finalizar o trabalho não encontrou o mesmo modelo do revestimento em depósitos convencionais, sabe a falta que faz uma loja especializada em produtos fora de linha.  Não é o que acontece com os belo-horizontinos, pois a capital mineira pode contar com oito unidades da loja Cemitério dos Azulejos. A ideia de abrir uma loja com produtos fora de linha surgiu em 1974, por João Claudino. Um vendedor de livros que ao oferecer seu produto para uma senhora se deparou com a resposta de que não queria livros, mas precisava de azulejo que não se encontrava mais no mercado.

Em 1982 Francisco Claudino, irmão de João, veio para Minas e instalou oito unidades da loja em Belo Horizonte. O Cemitério dos Azulejos é especializado em produtos cerâmicos fora de linha. Seu acervo possui mais de 60 mil itens distribuídos entre os mais variados tipos de revestimentos, que vai desde o piso até os ladrilhos, passando pelos listelos, canaletas, cantoneiras. -“Aqui tudo que é revestimento, é possível que se encontre”, diz Aécio Sena, gerente da loja.

De acordo com Sena, para encontrar o revestimento desejado é necessário que o cliente esteja com uma amostra e, mesmo que não se encontre o revestimento desejado em uma das lojas, -“o produto é fotografado, scaneado e a fotografia do azulejo é enviada para dezenas, centenas de lojas no Brasil inteiro que mexem com o mesmo produto. Se não tiver, a gente manda fazer”, afirma Aécio Sena.

Azulejos fora de linha

Mas não é apenas quem reforma casas antigas que procura o Cemitério dos Azulejos. Pessoas interessadas em fazer novas construções também se interessam por azulejos antigos, principalmente para fazer ambientes novos, os azulejos tipo Portugueses são os mais procurados para novas construções. Mas, quem deseja comprar um metro quadrado desses revestimentos não pode ter medo de gastar, pois o preço de um produto fora de linha varia de acordo com o tamanho. Um tamanho menor, por exemplo, 15X15 vai custar quatro reais cada um. O metro quadrado varia de R$120,00  a R$150,00 o metro. Quando o azulejo é grande e gasta poucas peças o metro, naturalmente ele vai ser caro. -“A gente não olha se o azulejo é mais trabalhado que o outro. Pra gente, o azulejo é fora de linha igual e o preço vai variar de acordo com o tamanho”, diz Aécio Sena.

  • MARIA DO CARMO DUMONT DE PAIVA

    ESTOU PRECISANDO DE 3 PEÇAS DE AZULEJO PORTUGUES PARA REPOR NA MINHA COZINHA. É JUSTAMENTE ESTE 1º AZULEJO QUE APARECE NA FOTO DO SITE. GOSTARIA DE SABER SE TEM´, QUANTO CUSTA E SE VOC~ES DESPACHAM. OBRIGADA