Arquitetura para o deleite

0
454

Acordamos normalmente atrasados, tomamos nosso café correndo, voamos para o escritório, cuidamos de filho, cuidamos da casa, arrumamos as coisas, fazemos bons negócios, escapamos para a academia… E mais um milhão de outras coisas que fazemos diariamente. Esta rotina certamente se encaixa na vida de muitas pessoas, parece que correr é o nosso destino irrevogável.

A arquitetura está sempre lhe chamando para descansar. ;Fotos: Daniel Mansur
A arquitetura está sempre lhe chamando para descansar.Fotos: Daniel Mansur

Mas não é não… E temos uma grande aliada neste basta ao estresse e à falta de tempo para si e para as coisas realmente importantes. A arquitetura. Caminhe lentamente pela sua casa e pelo seu jardim, se você for um sortudo e tiver um. Caminhe como se fosse a primeira vez que você entra naquele espaço. Procure uma cadeira deliciosa, uma espreguiçadeira que lhe sugira esquecer-se do mundo. Pegue um livro na estante, lhe indico o menos pretensioso de todos, o que vai conseguir relaxar você. Nada de leitura ligada ao seu trabalho, está proibido neste momento. Se estiver frio, recorra àquela manta que você deixa sobre o sofá apenas para decorar e àquela almofada fantástica que você comprou com sua arquiteta para trazer cor e textura. Não fique preocupado, não faz mal, mesmo que ela seja de seda pura, aconchegue-se com ela na sua cadeira preferida.

Então você pergunta: quando vou fazer isso? Reserve algum momento da sua semana para a preguiça, para o deleite, para o ócio. Não se sinta culpado, falo por experiência própria, quando comecei a exercitar minha preguiça aos domingos me sentia muito desconcertada, pois sabia que precisava providenciar mil coisas em casa, mas agora estou me tornando uma perita no assunto. E o mais incrível, além de mais descansada também, tenho me percebido mais criativa e com melhor humor.

Relaxe. Você precisa desses momentos para se tornar se tornar mais criativa
Relaxe. Você precisa desses momentos para se tornar se tornar mais criativa

Se você deixar a arquitetura da sua casa falar com você, ela lhe mostrará o lugar certo para deixar-se descansar, para se permitir relaxar. A melhor vista, a melhor cadeira, o melhor cantinho já estão aí dentro do seu espaço e estão loucos para se mostrar a você. Fica então meu convite, convite de alguém que já não atende o celular nos domingos pela manhã e que considera isso uma grande vitória em meio a tantos chamados do mundo. Divirta-se, descanse, permita-se.

Estela Netto é arquiteta formada pela PUC Minas, especialista em História da Cultura e da Arte. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais.
Estela Netto Arquitetura & Design
Av. Bandeirantes, 442 / 2º andar, Mangabeiras
(31) 3264-6427
www.estelanetto.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/estela.nettoarquitetura.