Apart-hotéis:investimento financeiro que promete em BH

0
564
Lobby do Bristol Hotel

Para aqueles que desejam fazer um investimento que vale a pena, a hora é agora. A Copa do Mundo de 2014 está aí e os apart-hotéis já estão à venda. Eles são comercializados como qualquer outro imóvel, onde cada apartamento pertence a um proprietário. O investimento do negócio surge no momento em que o proprietário aluga seu imóvel para terceiros, que fica responsável por pagar aluguel, condomínio e IPTU. Outra opção é disponibilizar o imóvel no pool do hotel, que pode ser ocupado por hóspedes.

Em cada um há disponível uma administradora que fica encarregada dos serviços do hotel, como arrumação de quarto, recepção, restaurante, entre outros.

A economista Maria das Graças de Oliveira afirma que se uma pessoa tiver condições de investir e se olharmos perspectiva para a Copa de 2014, comprar um apart-hotel para alugar valeria a pena. Mas, é preciso avaliar também a taxa média de rendimento e a valorização do imóvel.

O consultor de vendas Maurício de Almeida investe em quartos de hotéis

 Maurício de Almeida, consultor de vendas, possui um apart-hotel no bairro Funcionários e já pretende adquirir mais um, pois está sendo um excelente negócio e o retorno é rápido. Além de ser um investimento que vai valer a pena na Copa de 2014, pode também trazer lucros em outras épocas. “Não estou fazendo esse investimento só por causa da Copa do Mundo de 2014. Belo Horizonte tem uma grande deficiência em acomodação de curta temporada e de preço justo. Depois da Copa do Mundo, o turismo em Belo Horizonte vai aumentar muito”, diz Maurício.

Um empreendimento que está será lançado em breve é o Bristol Horizonte Hotel, no bairro Buritis. Com categoria quatro estrelas, a obra é da construtora Monteiro Magalhães. O Hotel terá 95 apartamentos e será administrado pela Bristol Hotéis & Resolts, sendo comercializado exclusivamento pelo LAR Imóveis. Para os que desejam fazer o investimento, o valor do apart-hotel no Brisol Horizonte é a partir de R$226.800,00.

Luiz Antônio Rodrigues, diretor-presidente da LAR Imóveis, acredita que por se tratar de um investimento em imóvel é preciso considerar dois parâmetros quando for analisar o lucro desse tipo de investimento. Primeiramente, a valorização do bem, que ocorrerá conforme as leis naturais do mercado, e também o retorno proporcionado pelo investimento. O retorno financeiro do investimento no apart-hotel do Bristol Horizonte Hotel está estimado, de forma bastante conservadora, em aproximadamente 0,8% ao mês.

Normalmente, o investimento acontece durante o período da obra. As parcelas são corrigidas pelo Índice Nacional de Custo da Contrução (INCC), que em outubro de 2011 foi de 0,20% e nos últimos 12 meses de 7,69%, até a entrega do Habite-se. Após a entrega do Habite-se, as parcelas variam de acordo com o IGPM, mais 1% ao mês.

No caso do apart-hotel no Bristol Horizonte, o investidor deve dar 10% no contrato de compra e venda, 15% no início da obra, 60% em 36 parcelas e 15% na entrega das chaves.

De acordo com informações do Comitê Executivo Municipal da Copa do Mundo, a previsão é de que até 2014 Belo Horizonte ganhará pelo menos cinco hotéis de cinco estrelas e onze de quatro estrelas. Hoje, a cidade tem 8.400 quartos e 18 mil vagas. Até a Copa do Mundo de 2014, é previsto um total de 50.919 vagas nos hotéis na região de Belo Horizonte. Já na região metropolitana, são 30.194 vagas distribuídas em 314 meios de hospedagem situadas no máximo 100 quilômetros de BH.

A FIFA não exige um número mínimo de quartos e vagas para a Copa do Mundo. O que existe são estatísticas em que a demanda de leitos em cidades-sede é um de terço da lotação do estádio. No caso de BH, o Mineirão terá a capacidade de 64 mil torcedores, ou seja, a demanda será de aproximadamente 22 mil vagas.