Ano novo, casa nova

0
575

Muitas pessoas aproveitam o começo de um novo ano para construir a tão almejada casa nova. Se você também deseja o mesmo, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Abaixo, apresento boas dicas que vão fazer com que você comece o Estela-Nettonovo ano realizando esse grande e importante sonho!

1º passo – Escolha o lote da sua casa junto com seu arquiteto. Muitas pessoas chegam ao nosso escritório com o lote já comprado, mas isso não é o ideal. O ideal é que o arquiteto vá até o local junto com você para que possa ver questões técnicas do terreno que vão impactar nos custos tanto da obra quanto depois que a casa for construída como, por exemplo, a declividade do terreno, orientação solar, ventilação, etc.

2º passo – Construa o projeto arquitetônico junto com o arquiteto de sua confiança. Essa é a primeira de todas as etapas de um projeto: o desenho da casa. É um momento que exigirá muito calma e também um bom controle da sua ansiedade, pois é uma etapa que merece muita atenção (tanto sua quanto do arquiteto).  Por isso, costuma-se gastar um bom tempo para que ela seja de fato concluída.  E isso realmente não poderia ser diferente, afinal o que for decidido ali vai determinar como você vai viver durante a sua vida toda ou grande parte dela. Portanto, paciência é fundamental!

Escolher o terreno junto com seu arquiteto é fundamental para se prever custos durante e depois da execução da casa
Escolher o terreno junto com seu arquiteto é fundamental para se prever custos durante e depois da execução da casa nova

3º passo – Depois que você aprova o projeto junto com seu arquiteto, chega o momento dele ser enviado aos calculistas que, em cima do que já foi criado, farão o projeto elétrico, hidráulico e estrutural. Esses profissionais vão determinar fundação, estrutura, cobertura, fios, etc. Elementos muito importantes para que sua casa seja construída de forma funcional e com segurança.

4º passo – Definido as questões elétricas, hidráulicas e estruturais da obra, o arquiteto fará então a compatibilização dos projetos verificando se o que foi determinado pelos engenheiros está em total sintonia com o projeto arquitetônico desenvolvido. Essa gestão do projeto é muito importante para evitar retrabalho na obra e, consequentemente, custos desnecessários.

5º passo – A etapa seguinte refere à aprovação do projeto no condomínio (se for o caso) ou na prefeitura da sua cidade. É uma etapa que costuma ser um pouco demorada. Seu arquiteto indicará o tempo que ele estima que o projeto fique nesse processo.

6 – Para finalizar, com a provação na prefeitura, é hora de definir qual construtora vai realizar sua obra. Seu arquiteto também poderá lhe auxiliar nessa decisão, porém – caso você mesmo queira escolher a construtora- dê preferência à empresa que já tenha o costume de executar esse tipo de serviço e que saiba ler com carinho o projeto arquitetônico desenvolvido. Dessa forma, você certamente ficará mais tranquilo durante toda a execução da obra.

A etapa de desenho da casa nova deve ser curtida ao máximo pelo cliente
A etapa de desenho da casa nova deve ser curtida ao máximo pelo cliente

Boa sorte!

Estela Netto é arquiteta formada pela PUC Minas, especialista em História da Cultura e da Arte. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais.

Estela Netto Arquitetura & Design
Av. Bandeirantes, 442 / 2º andar, Mangabeiras
(31) 3264-6427
www.estelanetto.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/estela.nettoarquitetura.