Aluguel em São Paulo tem queda recorde

0
503
A maior queda no aluguel em São Paulo foi registrada pelos imóveis de 3 quartos, com variação de -1,6%
A maior queda no aluguel em São Paulo foi registrada pelos imóveis de 3 quartos, com variação de -1,6%
No acumulado de 12 meses, retração no valor do aluguel em São Paulo atinge 4,1%, maior percentual desde dezembro de 2005, quando o Secovi-SP começou a fazer a pesquisa

Os valores médios do aluguel em São Paulo, do tipo residencial, contratados no mês de março foram 0,9% inferior aos valores negociados em fevereiro, de acordo com pesquisa do Sindicato da Habitação (Secovi-SP). No acumulado de 12 meses, a retração atinge 4,1%, ante uma inflação, medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), de 11,6% no mesmo período. “Essa queda de 4,1% é a maior já registrada desde que o início do acompanhamento da evolução dos valores médios, em dezembro de 2005”, relata Rolando Mifano, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP. 

Na análise por número de dormitórios, todas as tipologias registram redução no valor do aluguel em São Paulo no mês. A maior queda foi registrada pelos imóveis de 3 quartos, com variação de -1,6%. O valor médio das residências de 1 quarto caiu 1,0% e das unidades de 2 dormitórios, 0,5%.

O tipo de garantia mais utilizado pelos inquilinos em março foi o fiador, responsável por 46,5% das locações efetuadas. O depósito de até três aluguéis foi usado em 35,5% dos casos, ao passo que o seguro-fiança apareceu em 18% dos contratos.

O IVL (Índice de Velocidade de Locação), que avalia, em número de dias, quanto tempo um contrato demora para ser assinado, indicou período de ocupação de 18 a 46 dias.

Casas e sobrados foram alugados mais rapidamente no período analisado, em um prazo que variou de 18 a 45 dias. Já os apartamentos foram locados em 24 a 49 dias.

Vendas 

AS vendas de imóveis na capital paulista também caíram. Em fevereiro, foram vendidas 836 unidades residenciais novas. Comparativamente às 950 unidades comercializadas em janeiro, o resultado foi 12% inferior, mas 14,2% superior às 732 vendas de fevereiro de 2015.