A contribuição da arquitetura na formação cultural de um povo

0
754

Estela-NettoA raiz etimológica da palavra identidade, identitas, significa o mesmo, ao sentido de pertença. Este “ser o mesmo” significa a persistência, apesar da mudança. A identidade não é algo congelado e estático, ao contrário, trata-se de algo que está sempre em construção. Já o sentido de pertencimento, alude à inclusão das partes no todo. Inclusão esta de forma dinâmica e participativa.

A arquitetura colabora grandemente na formação da identidade cultural no momento em que constitui um testemunho excepcional na formação da memória histórica dos povos. O objeto arquitetônico é o testemunho histórico sedimentado e acumulado do modo de vida dos homens. Não só dos que a conceberam na origem, mas do que ali viveram através dos tempos e lhe conferiram novos usos e significados simbólicos.

A arquitetura concretiza o modo de viver do homem sendo um importante instrumento de consolidação da identidade cultural de um povo
A arquitetura concretiza o modo de viver do homem sendo um importante instrumento de consolidação da identidade cultural de um povo

Os arquitetos têm um papel de interpretes deste modo de pensar o mundo de uma determinada cultura e devem transformar este “espírito do tempo” em proposição arquitetônica. Além disso, o que tem sido um grande desafio para nossa geração de profissionais, é estabelecer um diálogo enriquecedor e estimulante com edifícios que traduzem outra época histórica e lhe conferir novos usos e significados.

A arquitetura é mais do que uma grande tela pintada por um grande artista que pode ser relida e reinterpretada ao longo do tempo. Ela é um objeto histórico, mas recebe muitas camadas de uso que a transforma e a dota de novos significados. É viva e não estática, revela uma formação cultural, mas necessita, para ser arquitetura, de que o homem não só a crie, mas a reinvente e redescubra diariamente ao longo do tempo.

Estela Netto é arquiteta formada pela PUC Minas, especialista em História da Cultura e da Arte. Atua no mercado de arquitetura e design com projetos residenciais e comerciais.
Estela Netto Arquitetura & Design
Av. Bandeirantes, 442 / 2º andar, Mangabeiras. (31) 3264-6427
www.estelanetto.com.br. Facebook: https://www.facebook.com/estela.nettoarquitetura.