A classe da decoração Shabby Chic

0
1498

O termo shabby chic se refere a uma decoração gasta e chique. O estilo começou nas elegantes casas de campo da Grã Bretanha. A reciclagem dos móveis antigos é um aspecto importante e foi popularizado pelos artesãos através dos movimentos liliande contra cultura nos anos 1980, quando a decoração de qualidade se tornou muito cara, acessível somente à classe média alta.

A decoração com várias camadas de tinta e a simplicidade são as principais características.

Shabby Chic é a nova tendência em decoração
Shabby Chic é a nova tendência em decoração

Os detalhes florais vintage e o romantismo combinam com esta tendência, assim como algumas peças do mobiliário Luis XV. Além do branco, o estilo chique gasto inclui cores suaves e neutras, como o verde, o rosa e o bege. O algodão e o linho nos tons terra, pastel e chá são tecidos que acompanham a decoração, inspirados nos velhos lençóis franceses.

Na iluminação, vale usar efeitos pitorescos como castiçais de velas e candelabros de cristais. A estética também acompanha a área externa, com roseiras e flores silvestres no jardim.

A aparência dos móveis é gasta, com todo o charme do tempo
A aparência dos móveis é gasta, com todo o charme do tempo

Uma peça clássica na decoração shabby chic é o cofre pie, o antigo armário de tortas, antigamente utilizado não somente para guardar tortas como também pães e carnes. A maioria tem gaveta, que pode estar acima ou abaixo da área de armazenamento das tortas. É um mobiliário considerado antiguidade de colecionador, comumente reproduzido.

Antigo armário torta
Antigo armário torta

Uma dica é misturar elementos antigos e modernos, mesclando objetos simples com luxuosos, para ter uma decoração mais contemporânea e high-low, que é uma mescla de estilos no qual o equilíbrio é a palavra chave.

O estilo shabby chic tem cores suaves e uma pitada de romantismo
O estilo shabby chic tem cores suaves e uma pitada de romantismo

A decoração é marcada por mobiliário descascado que carrega muitas histórias de vida. Se você não herdou um móvel destes dos seus avós, uma opção é visitar brechós e mercados de pulgas que estão em alta no momento!

A decoração é marcada por peças usadas com ar campestre
A decoração é marcada por peças usadas com ar campestre

A beleza barroca é refletida de forma delicada. E, para completar a atmosfera, acrescente detalhes como latão de leite, bule de café, xícaras de porcelana pintadas à mão, bandeja de prata e vasos de flores.

O antigo armário de farmácia ganhou nova função: uma cristaleira para guardar pratos
O antigo armário de farmácia ganhou nova função: uma cristaleira para guardar pratos

Algumas pessoas confundem o estilo shabby chic com o provençal e o cottage. No estilo provençal, os trabalhadores tentavam imitar o mobiliário da côrte com técnica de pátina para cobrir as imperfeições dos móveis sem qualidade, resultando em peças rústicas e com variedade de cores. Já no estilo cottage, a decoração é ligada aos camponeses, muito utilizada em chalés, com uso predominante do branco.

E no estilo shabby chic as peças são desgastadas e reutilizadas, com cores suaves, traduzindo o gosto refinado pelas peças antigas. Este conceito doce veio diretamente do interior da Inglaterra para o cenário da decoração contemporânea! Então, deixe o ar inocente e puro entrar na sua casa.

Lilian Fajardo é arquiteta e designer de interiores, trabalha com projetos residenciais e comerciais.

Apresenta a coluna “Arquitetando” toda quinta-feira às 17:45h, no último bloco do programa “Revista BHNews”, com reprise às 22:00h, na BHNEWS TV, canal 09 (NET), canal 29 (UHF) ou pelo site www.bhnews.tv.br, em tempo real.

(31) 3227-8647 / 9968-8647.

lfajardo.arq@gmail.com

www.lilianfajardo.blogspot.com.br

www.facebook.com/lilianfajardoarquitetura